Fato: Sem Água, Sem Saúde!

Desde criança aprendemos que a água é essencial para a vida e portanto para a saúde, pois  apesar de nós seres humanos conseguirmos sobreviver por algumas semanas sem comida, é impossível sobreviver sem água por mais que poucos dias, na maioria das vezes nos descuidamos da hidratação, não só pelo fato de não torná-la um hábito, bebendo água apenas quando temos sede, mas também por desconhecer como ela atua no nosso corpo.

O nosso organismo é composto por 75% de água, a depender da idade e sexo, sendo considerado em média 60% para adultos. Entender alguns de seus papéis na manutenção da nossa saúde pode nos esclarecer melhor por que não devemos negligenciar o cuidado com a hidratação.

A água tem participação nas diversas funções do nosso organismo, primeiramente, ela é o componente fundamental para a formação dos líquidos corporais. Assim sendo, ela está presente de modo essencial na saliva (que ajuda na digestão dos alimentos), no líquido sinovial (que auxilia na mobilidade das articulações ou juntas), no humor vítreo e nas lágrimas (que preenchem e lubrificam os nossos olhos), no liquor (liquido que circunda o nosso sistema nervoso central), na produção da urina pelos rins e no sangue, permitindo a ele fluidez e perfusão dos órgãos e tecidos.

 
Lembrando que o nosso organismo não possui condições de armazenamento de água . Portanto a quantidade perdida durante o dia deve ser reposta para manter a saúde e eficiência corpórea.

Bom, ágora que você já entendeu a importancia da água no seu organismo, vai lá tomar água!

um abraço e até mais!!

 

Fontes:

Blog da Saúde Ministério da Saúde

Água Hidratação e Saúde – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.