7 DICAS PARA SEU PRIMEIRO BANHO APÓS A CIRURGIA

A liberação médica para o primeiro banho pós operatório é muito esperado por muitos pacientes, principalmente quem fez abdominoplastia mas, também muito temido, pois, ao olhar para todos aqueles curativos, talas, malha cirúrgica, meis anti-trombo o dá um certo receio né?

Pensando nisso resolvi te dar algumas dicas, que irão facilitar muito essa sua empreitada, vamos lá!

O jeito mais confortável de você tirar a malha cirúrgica é deitada (o), pois a malha faz compressão em toda a área operada e ao tira-la, há uma grande tendencia da pressão sanguínea baixar e você sentir tonturas e enjoos, não se preocupe isso é normal. Por isso sugiro que você faça isso deitada, e permaneça nessa posição por uns cinco minutos para a pressão se estabilizar.

Na sequência você irá se sentar, se a sua cirurgia foi de grande porte como abdominoplastia, mastopexia, dermolipectomia, lipoaspiração de grandes áreas, peça ajuda para fazer isso, fique na posição por alguns minutos, pode acontecer de sentir um pouco de tontura, aguarde sentada que vai passar, beba um pouco água;

Passado esses minutos fique em pé, respire fundo, se sentir tontura sente-se novamente e aguarde mais um pouco. É IMPORTANTE QUE VOCÊ SIGA ESSES PASSOS, principalmente nos primeiros dias pós-operatório, parecem banais, mas são fundamentais;

Com o auxílio ou supervisão de algum familiar ou cuidador, se encaminhe para o local onde irá se banhar, importante colocar um banquinho no box para você tomar o banho sentada (o), em especial se você passou por uma abdominoplastia, dermolipectomia, lipoaspiração em muitas áreas corporais, dessa forma você irá se sentir mais confortável e não correrá o risco de cair caso sua pressão oscile;

A temperatura da água deve ser de morna para fria, você pode até achar que é exagero, mas não é! Já vi pacientes desmaiarem embaixo do chuveiro, a água quente faz com que os vasos sanguíneos se expandam e com isso a pressão sanguínea cai e você poderá desmaiar e os pontos se romperem devido à queda.

Lave bem a cicatriz com sabonete líquido antisséptico, se a cicatriz estiver com a cola ou tela cirúrgica não vai precisar fazer isso, porque ela estará impermeabilizada. Quando sair do banho, seque a cicatriz de preferência com gaze estéril e o resto do corpo com uma toalha limpa.

Deite-se para fazer os curativos, pois além de ser mais fácil, os remédios que você vai aplicar no local não vão escorrer. Feito isso é só vestir a malha cirúrgica novamente, colocar as placas a meia anti-trombo e pronto!

Agora é só começar as suas sessões de fisioterapia pós cirurgia.

Espero ter ajudado, quer saber mais?

Ligue agora e reserve seu horário!

At.te

Dra Vicky Souza

Fisioterapeuta CREFITO 236214-F

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.