Drenagem Linfática Pós-Operatório

 

Para entender os benefícios e importancia da drenagem linfática manual, é importante saber o seu funcionamento.

O sistema linfático está intimamente relacionado ao sistema venoso, ele é composto por uma rede complexa de vasos e linfonodos (gânglios), que tem a função de:

  • Remover e filtrar o excesso de líquidos e proteinas nos tecidos corporais;
  • Absorver ácidos graxos e transporte da gordura para o sistema circulatório;
  • Produzir células imunológicas.

O sistema linfático drena o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células.

Ele ainda restringe macromoléculas e possiveis patógenos existentes na circulação estimulando o sistema imunológico.

 

AGENDAR AVALIAÇÃO

Drenagem Linfática Pós-Operatório

Logo após o procedimento cirúrgico, há um aumento dos líquidos circulando tanto dentro como fora dos vasos sanguíneos, sobrecarregando o sistema linfático que já faz naturalmente o escoamento desses líquidos.

No entanto, durante a cirurgia muitos desses dutos linfáticos acabam sendo comprometidos, comprometendo a circulação local.

A Drenagem Linfática ajuda a liberar esses líquidos excedentes, resíduos e toxinas do corpo, diminuindo o inchaço, prevenindo o acúmulo de líquido na região operada e a formação de seromas.

Como é feita a drenagem linfática?

É uma técnica de massagem suave, muito agradável, com ritmo lento sobre a região operada, que estimulam todo o sistema linfático, facilitando o escoamento destes líquidos excedentes, deixando o paciente muito relaxando ao final da sessão.

  Nos tratamentos pós-operatório de lipoaspiração quando a fibrose já se instalou,  o tratamento é feito com manobras de liberação tecidual, no qual ocorre a reorganização das fibras, desfazendo assim os nódulos enrijecidos.

 

O Resultado de Sucesso da sua Cirurgia está no

Atendimento Especializado de Qualidade

O objetivo principal da drenagem linfática após uma cirurgia é auxiliar o corpo a diminuir o excesso de liquidos causados pelo trauma cirúrgico.

Fique atenta (o) e saiba que: 

Todo procedimento cirúrgico, é invasivo e agressivo e muitas estruturas corporais são envolvidas como: Pele, músculos, nervos e vasos sanguíneos

Portanto faz-se necessário um atendimento fisioterapêutico especializado em pós-cirurgia no qual irá garantir a recuperação total de todas as estruturas envolvidas.

A drenagem linfática é fundamental no tratamento pós-operatório, porém somente a aplicação desta técnica isolada, não é sufieciente para uma regeneração e recuperação completa.

 

O QUE FAZ A FISIOTERAPIA PÓS-OPERATÓRIA?

Promove uma recuperação rápida e eficiente do paciente, através do uso equipamentos de alta tecnologia, de terapias manuais e orientações que propiciam uma cicatrização de excelência, diminuindo a inflamação, a dor, o inchaço, prevenindo e tratando possíveis complicações como as fibroses, seromas, abertura da cicatriz, aderências e tromboses. 

 

ADQUIRA JÁ SEU PLANO DE TRATAMENTO PÓS-CIRURGIA