Liberação Miofascial

Liberação miofascial é uma técnica de massagem no qual se aplica pressões manuais ou instrumentais em pontos do corpo com o objetivo de relaxar e alongar os músculos.

Antes de tudo é importante saber que o tecido fascial ou fáscia é uma espécie de membrana elástica e resistente, pertencente ao tecido conjuntivo que reveste todos os nossos músculos e conecta víceras e nervos.

É um elemento de comunicação dentro da nossa estrutura corporal cuja principal função é diminuir o atrito entre os músculos, preservando-os e facilitando o deslizamento entre os mesmos e ainda dar forma e mobilidade ao nosso corpo. ​

O objetivo da liberação miofascial é ter uma melhor comunicação entre a fáscia e músculo, diminuindo dores e espasmos musculares, produzir maior mobilidade e amplitude de movimento, melhorar a movimentação das articulações (juntas), melhorar flexibilidade e mobilidade do músculo tratado e ainda aumentar o suporte sanguíneo local, recuperar a musculatura com rapidez, previnir lesões.

A Liberação Miofascial também é uma excelente coadjuvante nos tratamentos de fibroses no pós operatório de cirurgia plástica, pois tem a capacidade de modelar a fibra colágena sendo que a fibrose quando não tratada poderá comprometer o resultado final da cirurgia, limitar os movimentos, causar irregularidades na pele, gerando dor e insatisfação no paciente.