ATENDIMENTO PÓS-OPERATÓRIO DE ABDOMINOPLASTIA

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo, diminuir o volume, tamanho do abdomên (barriga), removendo o excesso de pele e gordura, além de corrigir diástase abdominal (afastamento dos músculos do abdômen), e hérnias supra ou infra umbilicais.

O tratamento pós-operatório promove recuperação eficaz, além do rápido retorno às atividades do cotidiano,

Pois reduz o edema, a dor, estimula a regeneração e cicatrização da incisão cirúrgica, rapidez na recuperação das áreas sem sensibilidade, evita nódulos fibróticos, minimizando possíveis formações de seromas e deiscências cicatriciais (abertura da cicatriz).

Agendar tratamento

COMO DORMIR?

O posicionamento corporal após uma abdominoplastia nas duas primeiras semanas é de fundamental importância, você não poderá esticar o corpo em nenhum momento, principalmente ao dormir, que deverá ser de barriga para cima, recostada em almofadas ou cabeceira elevada e com as pernas dobradas, como se o corpo fosse a letra “V”. Essa posição evitará a abertura da incisão e ou a formação de hipertrofia e queloides por excesso de tensão na cicatriz.

CUIDADOS COM O UMBIGO

Manter o umbigo limpo e seco; trocar o curativo seguindo a orientação do seu cirurgião; não carregar peso; quando for tossir ou espirrar abrace uma almofada e mantenha o corpo dobrado para frente, isso vai proteger a incisão de abrir devido a pressão causada pelo ato de tossir ou espirrar; evite movimentos bruscos.

DRENAGEM LINFÁTICA

Seu cirurgião vai indicar a drenagem linfática para diminuir o edema (inchaço), aqui na Dermavicky nossos tratamentos pós-operatório vão além da drenagem linfática, aqui nós tratamos você por completo, dando prioridade ao seu pleno restabelecimento. Pois o sucesso de uma cirurgia depende de um pós-operatório bem feito, e isso vai além de uma simples drenagem linfática.

MALHA/CINTA CIRÚRGICA

A malha cirúrgica será por um bom tempo sua melhor amiga, o uso correto dela irá prevenir uma série de problemas, principalmente o excesso de edema e a formação de seromas.

A malha é colocada em você, logo que termina a cirurgia, e geralmente o cirurgião libera tirar para o banho por volta de dois a três dias pós-cirurgia, sendo este um banho rápido com temperatura morna para fria.

Em média o uso da cinta após a abdominoplastia é por 45 dias consecutivos.

Para vestir e tirar a cinta cirúrgica, você vai precisar da ajuda de algum familiar ou cuidador. No atendimento fisioterapêutico pós-operatório eu removo e coloco a cinta no paciente, deixando você muito confortável e segura.

DICA PARA REMOVER A CINTA COM SEGURANÇA

Deite-se desabotoe e remova a cinta, permaneça deitada por cerca de alguns minutos. Isso vai evitar que sua pressão caia abruptamente. Depois sente-se e aguarde mais alguns minutos sentada.

Sugiro que use um banquinho dentro do box para pode sentar-se, pois geralmente os pacientes sentem tontura nos primeiros banhos, por isso ele deve ser rápido e temperatura baixa.

A melhor forma de remover os curativos é embaixo do chuveiro, pois evita que machuque a pele.

ALIMENTAÇÃO IDEAL

É essencial hidratar-se muito bem, ideal é 40ml por quilo de peso corporal, os alimentos devem ser leves, porém nutritivos, cozidos ou grelhados como, carnes magras, legumes verduras e frutas, a alimentação mais natural irá ajudar na recuperação e prevenir complicações intestinais que possam causar gases e ou prisão de ventre